MarioUm assunto que sempre gera muita polemica é sobre filmes. Não vou falar que sou um cinéfilo porém assisto muitos filmes, isso já me da uma base para comentar sobre e/ou fazer minhas criticas. Enfim, o assunto do post não sou eu, vamos prosseguir.

Sempre que tem algum lançamento de algum filme estrangeiro é só conversar com um grupo de pessoas durante 30 minutos que ouve alguém falando que quer assistir ou então que já assistiu. Mas é só o tal lançamento ser brasileiro que durante esses 30 minutos você ouve alguém falando mal, zombando e falando que não vai assistir só porque é brasileiro.

Não vou tirar a razão de que MUITOS filmes brasileiros são ruins, porém muitos filmes estrangeiros também são. Produções milionárias, boa história, bons atores, mas no final o filme não fica lá grande coisa. Já foi criada essa mania de discrimar títulos brasileiros, isso é inegável, mas custa muito tentar esquecer um pouco esse pré-conceito e assistir alguns bons títulos. Muitas boas oportunidades são perdidas por não querer enxerga-las, não é um desperdício? Não estou querendo converter todo mundo a grandes patriotas e só assistam filmes brasileiros. E sim abrir novos horizontes.

Como existem pessoas, como dito acima, que não mantém os olhos fechados para filmes brasileiros, existem outras que mantém os olhos fechados para filmes estrangeiros. Uma vez conversando com uma pessoa qualquer, comentei de um filme brasileiro que não gostei. Essa pessoa teve a petulância de dizer: “Você vai falar mal de filme brasileiro para uma CINEASTA?”. Um adendo: Ela só é uma autointitulada “cinéfila e ‘critica’ ”. Até aonde vai a cegueira de uma pessoa? O desrespeito tão grande com a opinião dos outros que chega a ser uma ofensa aos ouvidos alheios. Se, supostamente, uma determinada pessoa tem um bom conhecimento de cinema, não pode aceitar a critica de uma pessoa que não possui tal conhecimento? Se um filme X é brasileiro tenho que achar melhor do que outro filme que não é, só porque eu também sou brasileiro? Não posso ver o cinema nacional e criticar determinados filmes? Tudo que é feito no Brasil é perfeito? Esse desrespeito é tão imensurável que prefiro nem falar mais sobre esse caso.

Portanto, não é porque você exalta filmes brasileiros que os filmes estrangeiros não são bons. E vice-versa, existem filmes brasileiros tão bons quantos outros estrangeiros. Respeite e escute a opinião dos outros e converse civilizadamente.

YoshiBom, é isso. Discorda do texto? Deixe seu comentário! Concorda com o texto? Deixe seu comentário também!

10 comentários:

Anônimo disse...

Super concordo. Eu já assisti muitos filmes, e trabalhei em uma locadora por quase um ano, e é incrível como as pessoas rejeitam os filmes brasileiros.
Quando me pediam recomendação e eu acabava por comentar sobre algum filme brasileiro, me olhavam com cara feia meio que dizendo "você quer que eu pague pra assistir um filme brasileiro? o.o"
Mas assim como é ridículo gente que não dá chance pra um filme daqui, é quem não dá chance pra um filme francês, ou independente, ou de hollywood só porque vai contra o que a pessoa acha que é bom.
As pessoas são muito limitadas, até pra ver filme e isso acaba na falta de respeito, quando alguém fala algo que a pessoa não concorda.

tá, quase postei também, haha. Adorei o texto Fer.

Fernando Kobaia disse...

Quase uma co-autora!
Apoiado totalmente!
Altos filmes independentes e/ou fora de hollywood que são ótimos!

Giuly disse...

E se minha opinião sobre seu texto realtivamente comprido for nula?
Deixo meu comentário também?

Giuly disse...

Owned.

Ace disse...

Concordo plenamente, não importa se o filme seja nacional ou não, desde que tenha um roteiro coerente, uma boa trama e faça com que o publico entenda. Excelente texto o/

M.S. disse...

Apóio! E o pior é que não só sobre filmes que existe esse preconceito.
Não quero dizer minha idade, mas posso dizer que não tenho mais que 18 anos. Sempre quis ter uma mente aberta, para ver vários caminhos em um mesmo assunto. Só que isso não acontece com amigas da minha idade. Por exemplo: eu achar um filme mais cultural bem interessante seria um impecílio. Acabo não expressando minha opnião e o mesmo pode acontecer com cursos em faculdades. Talvez por falta de conhecimento delas. Não quero ser ignorante, mas devemos expandir mais nossas mentes.
Adorei mesmo o texto.

Fernando Kobaia disse...

Cara MS.
O texto está mais voltado para os filmes, por causa da ocasião com a "CINEASTA". Mas vale para qualquer tipo de informação.

Já escutei pessoas "zombando" as outras por gostar de coisas mais 'cult', muitas vezes é categorizado "errado" você gostar de algo mais culto, quando se é jovem. Complicado!

Obrigado pelo elogio, volte sempre :)

Anna Lígia disse...

Adorei teu texto, Fer. Concordo plenamento com essa cegueira. Mas grande culpado disso além da valorização do estrangeiro pelos brasileiros, pelas próprias produções nacionais, que sempre valorizavam a apelação do uso do sexo e linguajar inadequado. Por sorte, vemos hoje que os filmes nacionais estão crescendo em termos de produção e conteúdo.

Parabéns pelo texto!

Tainá! (: disse...

Tá certíssimo! Mas, nossa, que revolta! rs

Mas é isso aí, opinião é opinião e cada um tem a sua. E filmes são filmes e não países!

Tainá! (: disse...

Concordo com a Lígia também. Há um tempo filme brasileiro tinha a necessidade de ser um filme sobre o Brasil e todos os seus problemas. Os filmes que gostamos são fictícios, com histórias e essas coisas e só recentemente os cineastas brasileiros têm exergado isso. Tanto que agora vemos filmes como Se Eu Fosse Você ou Divã que não se prendem a favelas, tráfico e violência. Não que os que abordam esse tema sejam ruins.

(Outra co-autora)